terça-feira, 25 de outubro de 2016

DATILOGRAFIA

             TÉCNICAS DE DIGITAÇÃO



  • O que é : A técnica básica de datilografia consiste em manter os pulsos erguidos, ao invés de apoiá-los sobre a mesa, pois isso pode causar síndrome do túnel carpal. O datilógrafo deve manter os cotovelos ao lado do corpo, levantar ligeiramente as mãos sobre o teclado. A maneira mais eficiente de datilografar é manter os olhos na tela do dispositivo, corrigindo possíveis erros mais rapidamente. Essa técnica se chama datilografia por toque. Quando não a utiliza, diz-que a pessoa está "catando milho". Atualmente, quase todo teclado possui marcas sobre as letras F e J, que servem para o datilógrafo encontrar a posição inicial de digitação apenas com o tato. Para pôr os dedos na posição inicial, basta colocar os dedos indicadores sobre as teclas marcadas, e os outros dedos sobre as teclas imediatamente vizinhas.
  • Como fazer :
Esqueça os hábitos ruins que possuir. A primeira coisa que precisa ao aprender a digitar adequadamente é esquecer hábitos ruins adquiridos. Isto pode ser bem complicado, principalmente se estiver utilizando o método dos "dois dedos" desde que entrou em contato com um computador pela primeira vez ou for um gamer que só usa a mão esquerda para pressionar as teclas "WASD". No entanto, se quiser digitar rapidamente e da maneira correta, será necessário jogar tudo isto pela janela e começar do zero. Vamos lá!
  • Coloque os dedos na posição inicial. A posição inicial é quando seus dedos descansam ao digitar. Não importa qual parte do teclado que você utilizar, os dedos sempre voltarão para "descansar" nesta posição.

  • Coloque seu dedo indicador na tecla "J" e deixe que os outros 3 dedos fiquem naturalmente sobre as teclas "K", "L" e ";". Posicione o indicador esquerdo na tecla "F" e deixe os outros 3 dedos naturalmente sobre as teclas "D", "S", e "A".
  • Você deve sentir uma saliência nas teclas "F" e "J". Isto permitirá que seus dedos encontrem a posição inicial sem precisar olhar o teclado.
  •      Digite cada tecla da esquerda para a direita. Digite cada uma com os dedos na posição inicial, indo da esquerda para direita: a s d f j k l ;. Não deve ser necessário mover os dedos de suas posições, basta pressionar as teclas em que estão posicionados.
Familiarize-se com o resto do alfabeto. Aprenda onde cada letra está posicionada no teclado e faça a correspondência entre o dedo certo e a tecla de acordo com o local dela no teclado.
  • "q" "a" e "z" são digitados com o mindinho da mão esquerda, que também deve pressionar as teclas "Tab", "Caps Lock" e "Shift".
  • "w" "s" e "x" são digitados com o dedo anular da mão esquerda.
  • "e" "d" e "c" são teclados com o dedo médio da mão esquerda.
  • Para as teclas "r" "f" "v" "b" "g" e "t", use o dedo indicador esquerdo.
  • O polegar nunca deve sair da barra de espaço.
  • As teclas "u" "j" "n" "m" "h" e "y" devem ser inseridas com o dedo indicador da mão direita.
  • "i" "k" e a tecla da "," e "<" são digitadas com o dedo médio da mão direita.
  • Para as teclas "o", "l" e a que possui ">" e ".", use o dedo anelar da mão direita.
  • O mindinho da mão direita é utilizado para digitar: "p", ";", ":", "'", """ (aspas), "/", "?", "[", "{", "]", "}", "\", "|", além de pressionar as teclas "Shift", "Enter" e "Backspace".
Digite sua primeira sentença. Começando da posição inicial, digite: "The quick brown fox jumps over the lazy dog". Esta frase contém cada letra do alfabeto, portanto, é uma sentença perfeita para treinar o posicionamento correto dos dedos.
  • Escreva diversas vezes esta frase, ficando de olho em seus dedos para certificar-se de que eles sejam direcionados às teclas certas e voltem à posição inicial.
Ao começar a sentir-se mais à vontade com a maneira que seus dedos se movem, tente olhar para a tela enquanto digita, ao invés do teclado, datilografando.

QUAIS OS BENEFÍCIOS : 
A máquina de escrever da época em que foi introduzida de forma comercial, em 1874 até os dias de hoje, acompanhou o desenvolvimento da tecnologia. Seus inventores lutaram para superar barreiras, muitos morreram sem poder ver suas invenções até então um simples projeto ou apenas um protótipo a ser industrializados como o padre Francisco João de Azevedo.
No início de 1990, surgiram maquinas de escrever, como a Panasonic KX R530 com visor, correção de escrita digital, teclas rápidas de toque silencioso e impressão por fitas embutidas em recipientes próprios. 
Atualmente, com o aparecimento dos computadores, os processadores de texto vieram revolucionar os métodos de escrita de tal modo que já quase ninguém utiliza as máquinas de escrever exceto, para completar o preenchimento de alguns documentos que ainda não foram digitalizados.

Os computadores possibilitam escolher o tipo de letra preferida de cada um, tamanho da fonte; escrever em negrito, itálico, alinhar, centralizar ou justificar o texto, escolher a cor, inserir imagens, gráficos, etc., além de possibilitar a guarda de documentos em disco do computador ou em discos externos e/ou enviar os dados para a impressora imprimir ou guardar.

O teclado, dispositivo de entrada de usado para digitar textos possui todas as letras do alfabeto, caracteres numéricos e especiais, além de teclas com funções específicas. Utiliza o padrão QWERT, como as antigas máquinas de escrever, por ter vários formatos. No Brasil, o mais comum é o da ABNT.




Nenhum comentário:

Postar um comentário